Ford vs Ferrari é um filme que conta a história de uma briga corporativa que nem todo mundo já ouviu falar ou mesmo tem interesse em conhecer. Não parece muito promissor. E se os dois atores principais da história forem Matt Damon e Christian Bale? Ok, pode ser interessante.
De fato é. E muito, sim, é devido aos atores envolvidos. Christian Bale é um ator que sempre merece sua atenção em qualquer produção em que esteja envolvido. Por sua atuação nesse filme, ele foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Ator de filme de drama.
Matt Damon também está muito bem em seu papel. Talvez não o suficiente para concorrer a uma das premiações na temporada. Até porque, ele nos acostumou com um padrão muito alto.

A história tem uma premissa simples. Durante a década de 60, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.
Durante a história vemos os conflitos entre os personagens e seu desenvolvimento. E isso é o grande diferencial do filme. São os personagens e suas nuances que tornam o filme grande.
A história acaba se desenrolando de maneira quase previsível, o que não a torna ruim ou desinteressante. Exceto por alguns poucos momentos mais surpreendentes.
Mesmo assim, Ford vs Ferrari é um filme que prende sua atenção e te faz ficar tenso em algumas cenas. É um filme muito divertido e que vale seu ingresso quando assistido no cinema, pois há boas cenas de ação combinados com excelentes atuações. É o seu diferencial. é o que não o torna um ‘Velozes e Furiosos’ dos anos 60.
Assim como em Era uma vez em Hollywood, aqueles que conhecem a história na qual o filme se baseia devem tirar um proveito melhor do filme. E da mesma forma, poucas pessoas que não sejam norte americanos ou fãs de automobilismo devem conhecer tal história.

Contudo, diferentemente do que acontece com o filme de Tarantino, ele não exige que você reconheça todas referências, e traz um final claro e conclusivo para qualquer espectador. Além de ser muito divertido durante quase todo o seu tempo de duração.
No fim, é um filme que eu recomendo e que fico feliz de ter entrado nesse lista de concorrentes a Melhor Filme, caso não tivesse, dificilmente eu me interessaria em assisti-lo. E nem é o caso de que ele merecesse. Não é o melhor filme da temporada. Mas é bem legal.