Talvez ainda esteja cedo demais para ficarmos falando disso, mas ao mesmo tempo, sabemos que o cinema é um negócio, portanto, não para. E certamente Kevin Feige, presidente da Marvel Studios está pensando em como resolver a questão da continuidade do personagem Pantera Negra no Universo Cinematográfico Marvel após a morte de Chadwick Boseman, ator que o interpretava (isso se já não tiver resolvido).
Entre os fãs do personagem e do MCU no geral, há quem defenda que haja um recasting e outro ator dê continuidade ao que já estava sendo planejado para o personagem na história por vir.
Já vimos essa prática no MCU com personagens importantes como o Hulk (Edward Norton/Mark Ruffalo), outros medianos como o Máquina de Combate/James Rhodes (Terrence Howard/Don Cheadle) e outros menores, como Fandral, aquele amigo do Thor que fazia parte dos Três Guerreiros (Joshua Dallas/Zachary Levi).
Eu, humildemente, discordo disso. Acredito que um recasting poderia ser justo para terminar a história planejada para o personagem bem como sua participação na história maior do MCU. Contudo, acho que existe uma opção que seria muito mais respeitosa com o legado que o ator deixou e que ainda por cima daria uma oportunidade para outra pessoa que merece mais destaque e, de quebra, agregaria mais para a representatividade, grande diferencial que o primeiro filme trouxe.
Estou falando sobre tornar a Shuri (Letitia Wright), irmã de T’Challa, a nova Pantera Negra. Nas HQs há precedente para isso, e faz sentido com o personagem, que como dito no primeiro filme, é um manto que é passado através de gerações e normalmente respeita a linhagem de sangue.
Além do mais, já está havendo clamor na internet por parte de muitos fãs do Pantera, da própria Shuri e do MCU no geral para que a irmã mais nova de T’Challa assuma o manto. Eu realmente acho essa a melhor escolha.
Se o primeiro grande filme de super-heróis com um protagonista negro foi tão bom e importante para a representatividade, imagine como será quando for uma mulher negra na mesma situação.
E como não podemos esquecer que estamos falando de negócios, pra tornar ainda mais fácil de convencer o estúdio acreditar e investir, há um ponto a favor de Shuri: ao contrário da Capitã Marvel (primeira mulher protagonista de um filme no MCU), a personagem e a atriz já são conhecidas e queridas pelo público. Muito mais fácil de vender.
Fora o fato da repercussão extra que haverá devido ao fato de ela estar substituindo um ator que morreu. É alta bilheteria certa, diferente de uma aposta em um novo ator (mesmo que fosse algum já famoso, mesmo que eu não consiga pensar em ninguém de grande apelo).
Em suma, apostar em Shuri como a nova Pantera Negra é a solução mais justa com o personagem, mais bonita em relação ao ator falecido e mais sensata do ponto de vista do estúdio e de quem investe no filme. E ainda dá tempo de mudar o que for preciso no roteiro. Eu ficaria muito feliz e satisfeito, mas esse sou só eu dizendo. O que vocês acham?