Séries e desenhos para assistir com a família

Apesar de ainda (infelizmente) haver quem não leve a sério o COVID-19 (Coronavírus), a maioria das pessoas está em casa cumprindo quarentena. É preciso que todos fiquem em suas casas com o mínimo (ou nenhum) contato com qualquer outra pessoa.

Por conta disso, as famílias precisam encontrar formas de se entreter, especialmente as que tem crianças em casa. É claro que sempre existem os jogos de tabuleiro, video games e muitas outras atividades.

Mas estando 24h juntos, em algum momento alguém vai querer ficar mais quietinho e só assistir algo. Muitos canais fechados de TV foram liberados durante esse período de quarentena. Só que há a questão de que com eles, você precisa seguir a programação, no horário imposto.

Aí que entram os servições de streaming. A Netflix e a Amazon são os mais populares e os que oferecem um catálogo mais vasto. Mas como escolher os melhores programas em meio a tantas opções? E mais: o que é adequado para todos as idades e que valha a pena sua atenção sem ser tedioso ou bobo demais?

Por isso, aqui vão algumas sugestões de séries e desenhos animados que estão disponíveis nos serviços de streaming com classificação livre ou no máximo 10 anos.

Irmão do Jorel

A série mostra o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante. Jorel é o filho do meio, com o cabelo sedoso e bem liso e uma maneira doce e atraente para ganhar meninas, que faz dele o cara mais popular da cidade. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido e sem nome e sempre chamado de “Irmão do Jorel”.

Sendo quase sempre ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho, Irmão do Jorel tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família. Cada situação sempre acontece numa confusão, algumas bem sérias e outras nem tanto, todas bem típicas de um ambiente familiar brasileiro da década de 1980, em meio a aventuras surreais e nonsense, sempre a partir da perspectiva do Irmão do Jorel.

Esse é um desenho bem diferente e com uma temática bem legal até de ser conversada em casa com as crianças, especialmente as que tem irmãos mais velhos. É uma animação totalmente brasileira, então todas as referências e situações são bem reais para o espectador.

Ele está disponível na Netflix e tem Classificação Livre.

Avatar

Esse é um caso interessante. Existem duas animações que são interligadas, complementares e que se passam no mesmo universo. Ambas tem o nome de Avatar. Porém cada uma tem um sub-título diferente e está no catálogo de um serviço de streaming.

Avatar: A Lenda Aang, como o nome diz, conta a trajetória de Aang, um menino de 12 anos que agora está livre do gelo, onde ficou preso durante um século. Ele descobre que tem um destino extraordinário: ser o Avatar. Ele é responsável por garantir o equilíbrio entre os mestres dos quarto elementos, que estão divididos em quatro civilizações: as tribos da Água, da Terra, do Fogo e do Ar. Elas estão perdidas no meio de guerras e destruições. Agora, sua missão é restaurar a ordem do universo. Mas antes ele tem que aprender a dominar todos os elementos.

A lenda de Aang está disponível na Netflix e tem classificação 10 anos.

Já Avatar: A Lenda de Korra se passa 70 anos depois dos eventos do desenho original. Aqui, acompanhamos o Avatar depois de Aang: uma garota rebelde, passional e destemida chamada Korra, vinda da Tribo da Água. Desde criança ela já domina três dos quatro elementos – terra, água e fogo – e precisa agora aprender a dobrar o ar.

A lenda de Korra está disponível na Amazon Prime Video e tem classificação livre.

O Príncipe Dragão

O Príncipe Dragão é uma série animada Original Netflix que conta a história de um mundo em que os humanos e os seres mágicos estão em guerra depois que o rei dragão foi morto e o ovo que continha seu herdeiro foi supostamente destruído.

Quando um grupo de elfos tentam assassinar o rei humano e seu filho em retaliação pela destruição do ovo, a jovem elfo Rayla, junto do pequeno príncipe Ezran e seu meio-irmão mais velho Callum, descobrem que o ovo de dragão não foi destruído. Juntos, eles embarcam numa jornada contra o tempo para devolver o ovo aos dragões e impedir uma guerra mortal entre humanos e elfos.

Um fato curioso é que não há nenhum material fonte. Essa é uma história nova, escrita exclusivamente para as telas da Netflix pelas mãos do mesmo escritor de Avatar. E apesar de muitos verem similaridades entre as histórias e o universo delas, não há nenhum tipo de ligação de fato ou sequer alguma menção.

O Príncipe Dragão está disponível na Netflix e tem classificação 10 anos.

Esquadrão Bizarro

Saindo um pouco das animações, Esquadrão Bizarro é uma série live action voltada para o público infantil. Porém, muitas de suas situações e piadas podem não ser facilmente entendidos até mesmo por adultos.

É uma série muito engraçada e com um tom nonsense, mas que pode ensinar bastante sobre diversos temas para todos. Nela, acompanhamos uma organização liderada por crianças que investiga qualquer coisa estranha, misteriosa e principalmente bizarra! O trabalho dos agentes é colocar tudo em ordem.

Ela está disponível na Netflix e na GloboPlay e tem classificação livre.

An American Girl Story

Essa é uma indicação bem diferente das outras até agora. Primeiro por não se tratar de um produção exatamente voltada para o público infantil. Porém, pode ensinar muito para toda a família, especialmente para as meninas. E segundo, porque não se trata de uma série, propriamente dita. São alguns especiais com cerca de 50 min de duração cada.

Cada episódio conta a história de uma menina, criança ou adolescente, empoderadas e inspiradoras, cujas histórias envolventes são atemporais. Cada especial contempla uma garota diferente que tem uma história distinta para contar. Muito bom para fazer com que garotas aprendam a explorar e conhecer o passado, achar seu lugar no presente e pensar nas possibilidades que seu futuro pode trazer.

An American Girl Story tem três episódios/temporadas e está disponível na Amazon Prime Video, com classificação livre.

Gravity Falls e Star vs as Forças do Mal

Esses dois vieram juntos na lista porque ambos estão atualmente no catálogo da Amazon Prime Video, mas sairão do catálogo em 30 de Março. Portanto, se você já os conhece e quer rever agora com a família, ou se ainda não conhece, corra e veja logo!

Pra quem não conhece, Gravity Falls é uma série de animação sobre os gêmeos Dipper e Mabel, dois garotos urbanos que vão passar as férias de verão com seu velho e rabugento tio-avô, Stan (mais conhecido como “Grunkle Stan”), que mora no povoado de Gravity Falls, no Oregon.

Eles acham que as férias serão entediantes, mas quando Dipper encontra um estranho diário na floresta, eles descobrem que estranhos segredos estão fincados na cidade.

Já Star vs as Forças do Mal, conta a história de Star Butterfly, uma princesa de 14 anos de idade que acaba de ganhar de seus pais uma varinha mágica muito valiosa para sua família. No entanto, sem conseguir controlar esse item poderoso, a adolescente é enviada à Terra para poder treinar e aperfeiçoar suas técnicas de magia, onde acaba conhecendo o simpático Marco e sua família. Ao lado deles, ela utiliza seus poderes para combater perigosas criaturas.

Ambos tem Classificação Livre e estão disponíveis na Amazon Prime Video, mas apenas até 30 de Março.

Essas foram apenas algumas dicas de séries e desenhos para assistir junto com a família, especialmente durante esse período em que não podemos (nem devemos) sair de casa. Além dos que foram citados, quais outras dicas você daria que se encaixam nos requisitos?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.