Resenha | O Máskara (HQ)

Quando soube que a Editora Pipoca & Nanquim iria lançar uma HQ do Máskara, fiquei empolgado e decidi que iria comprar. Esse é um dos meus personagens favoritos da cultura pop, quando era criança/adolescente adorava o filme (só o do Jim Carrey, os outros basta ignorar) e, talvez até mais, o desenho.

Já faz algum tempo que descobri que essas versões que eu conhecia eram adaptações de quadrinhos, e que a obra original era bem diferente das que eu conhecia. Por isso fiquei tão interessado: se a releitura me pegou tanto, a original poderia ser bem impactante também, ainda mais sabendo que era muito mais crua e violenta, além de um humor muito mais ácido e/ou nonsense.

E é exatamente assim que a HQ é. O problema, é que essa característica, a de ser violenta, que é uma das suas principais, pode ser tanto positiva como negativa. Afinal, ela é MUITO violenta. Quando você já espera isso mesmo e/ou não se incomoda com isso, aí tá tudo bem. Mas cuidado pra não levar gato por lebre.

Agora, falando sobre a história de fato, é até que bem interessante. Além dessa questão da violência e da boca suja sem censura, há outros aspectos que distanciam bastante essa mídia das suas adaptações mais family-friendly.

Pra começar, o personagem que nos acostumamos a ver usando a máscara, Stanley Ipkiss, é quem menos a usa aqui. Tudo bem que já vimos outros personagens sendo O Máskara, mas por pouco tempo e Stanley acaba sendo o mocinho da história. Aqui, sem muitos spoilers, ele é (no máximo) um anti-herói e por pouco tempo.

Outro ponto que achei curioso, é que o Máskara tem pelo menos um poder que eu não lembro de ter visto no desenho e certamente não estava no filme: ele consegue ‘usar outros rostos’, tipo, se o personagem ‘João’ está utilizando a máscara, ele consegue não estar com a cabeça toda verde e mostrar um ‘rosto comum’. Isso é ótimo pra se infiltrar, disfarçar. Me pergunto porque nunca mostraram isso nas outras mídias. Será que é porque o personagem já é overpowered o suficiente e não precisa ter mais um ótimo poder?

Sobre a história, ela é contada em três partes. A primeira conta com uma brevíssima origem do personagem. É até interessante pra quem acompanha quadrinhos e super-heróis há relativamente pouco tempo ver como eram simples e até pobres em profundidade as histórias de origem. Aqui, ela mal dura umas duas páginas e é absolutamente vaga e sem muita explicação. Alguns podem considerar isso bom, pois vai direto ao assunto. Particularmente, eu gostaria de ver algo mais bem costurado, sólido.

Já as seguintes são até melhores, mais divertidas e com mais ação. Não que a primeira seja ruim só achei a mais fraca das três. A terceira tem até um jeito interessante de contar a história, pois são pelo menos 4 pessoas diferentes a usar a máscara. É interessante ver como ela funciona em cada uma das personalidades.

No geral, é praticamente uma história de ação com muita insanidade, violência e comédia ácida, até mesmo algumas críticas sociais. Mal comparando, parece um pouco uma história do Batman (afinal fala bastante de máfia e tem investigação policial), só que sem Batman e com um Coringa que mais parece um Deadpool ainda mais louco que os dois juntos e mais poderoso. Pra quem também já leu algo do Lobo, também lembra bastante até mesmo a arte.

E é bem divertido. Eu adoraria ver uma série sobre essa versão original do personagem com aquela pegada que a Netflix sabe fazer, talvez até a Amazon (como tem feito com The Boys).

Sobre o final, fica um tanto em aberto, e também é meio rápido demais assim como a introdução do personagem. Mas nada que te faça ficar com raiva do final ou algo assim. É bem justo com a história contada.

No fim das contas, o encadernadão parrudo do Pipoca & Nanquim é bem bom e divertido. Pegando numa promoção, vale a pena pegar e talvez até colocar na coleção. Inclusive, vou deixar aqui um link da Amazon pra quem quiser comprar e ao mesmo tempo dar uma força aqui pra gente. Valeu pelo seu clique 😉

O Máskara – Volume Único

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.