Recomendação | Treta

Uma minissérie da A24 na Netflix já chama atenção. Quando ela ganha Emmy e Globo de Ouro, aí ela realmente se torna imperdível. E justamente por ter ganhado prêmios importantes que ela entrou de vez no meu radar. Gostei tanto, que decidi vir recomendar Treta.

Um dos pontos mais fortes da série é que a premissa dela é incrivelmente simples: “Um incidente no trânsito desperta a fúria e os impulsos mais sombrios de dois desconhecidos: um empreiteiro falido e uma empresária frustrada.

Nem mesmo um acidente aconteceu. Os protagonistas apenas ‘quase’ bateram o carro. E esse quase-acidente desencadeou uma sequência de eventos que durou muito tempo, revelou traumas e segredos, envolveu pessoas inocentes (e outras nem tanto) e provou por A+B que terapia é fundamental e todos deveriam ter a oportunidade de fazer.

Pois é, se todos pudessem fazer e levassem terapia a sério, Treta seria apenas uma daquelas obras de ficção que são completamente distantes da realidade. E por mais que ela seja bastante fantasiosa e exagerada em muitos momentos, há muito ali que não é sátira, e sim, um espelho da vida real.

Treta mostra como todas as pessoas são falhas e humanas, para o bem e para o mal. Que todos somos capazes de amar e ser amado, e na mesma proporção, odiar e ser odiado. Normalmente, as pessoas não são só boas ou só ruins e há, definitivamente, diversas razões para que elas sejam como são.

Outro ponto muito interessante, é enfatizar como é fundamental o desenvolvimento de inteligência emocional. Como nós precisamos saber lidar com sentimentos em geral, nesse caso da série, focado em raiva e frustrações. Felizmente, muito tem se falado nos últimos anos sobre saúde mental, espcialmente em obras do áudio-visual. Treta mostra muito bem um ponto de vista ainda pouco explorado desse assunto tão em voga.

Além do ponto de vista psicológico, a série também permite observar o comportamento humano sob os primas filosóficos e, claro, antropológicos. Raras são as obras que conseguem fazer refletir sob tantos aspectos e entreter de forma até barata com maestria. É um perfeito encontro do popular com o erudito.

Além das atuações merecidamente premiadas dos protagonistas Ali Wong e Steven Yeun, que ganharam Emmy e Globo de Ouro pelos personagens Amy e Danny, Treta tem um roteiro excelente e uma produção impecável. Não é por acaso que além dos prêmios individuais a série também foi reconhecida por público e especialistas em premiações. Ah, o texto também está ótimo. Inclusive eu vi dublado e recomendo muito, as adaptações linguísticas e culturais ficaram excelentes.

Essa é uma daquelas produções que vai te fazer gargalhar em alguns poucos mas bons momentos, se emocionar em outros, sentir raiva, empatia, pena e em alguns momentos, especialmente mais pro final, pensar ‘mermão, que viagem é essa?!’, pois há espaço até mesmo para o surrealismo, que pode soar como destoante do realismo geral da série, mas que cabe totalmente na história.

Sabe aquelas situações que vão escalando a ponto de você pensar ‘ah, pronto! agora ferrou de vez, não tem como sair daí e nem dá pra piorar’, e aí uma solução mirabolante mas ao mesmo tempo factível surge? Bem ao estilo Breaking Bad. Pois então, Treta tem algumas destas.

Desde que foi lançada, pelo menos 4 a cada 5 influenciadores e especialistas em cultura pop estão recomendando essa série, e quando eu vi as indicações, precisei fazê-la furar fila e ser assistida. Quando vieram os Globos de Ouro e Emmys eu ainda não havia terminado, mas já estava torcendo muito.

Quem já conhece o estúdio A24, responsável pela série, sabe da qualidade das suas produções. Até mesmo quando o projeto não atende às expectativas, é inegável que estamos diante de pura arte. Pra quem não sabe, esse é estúdio por trás de séries como Euphoria e Mr. Corman, e filmes como A Bruxa, Midsommar e Tudo em todo lugar ao mesmo tempo.

Por isso recomendo fortemente sem medo de dizer que há poucas chances de ao final você dizer ‘fui enganado’ ou ‘perdi meu tempo’. Você pode até não achar incrível, mas certamente vai ter bons momentos de entretenimento e reflexão.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.