Recomendação | Evidências do Amor

Pense em filmes brasileiros de comédia romântica. Há alguns, né? E filmes brasileiros de viagem no tempo? Eu só consigo lembrar de um: O Homem do Futuro (excelente, por sinal). E que tal um filme brasileiro que une comédia romântica e viagem no tempo? Pois é justamente essa a ideia de Evidências do Amor. E é por isso, por ser único e inovador, que você deveria assistir.

Não me lembro da última vez que paguei pra assistir a um filme brasileiro no cinema. Não que eu não goste, eu gosto muito de filmes nacionais. Assim como também fazia tempo que eu não pagava pra ver uma comédia romântica no cinema. Não é meu gênero favorito, é verdade. Mas ocasionalmente algum me pega.

E a razão para ambos os casos é a mesma: nenhum filme que se encaixasse nesses critérios me convencia a gastar meu dinheiro e investisse meu tempo para ir assistir no cinema.

Mas Evidências do Amor, me deixou muito a fim de fazer isso. A premissa já me parecia boa, mas quando assisti ao diretor e roteirista do filme, Pedro Antônio, no podcast Falando de Nada, eu me apaixonei de vez pela ideia e precisava muito ter a experiência de ver isso no cinema.

A sinopse já mostra que, no mínimo, o filme é interessante (independente da nacionalidade): “Marco (Fábio Porchat) e Laura (Sandy Leah) se conheceram numa noite de Karaokê, após cantarem juntos o clássico Evidências, eternizado por Chitãozinho & Xororó. Dali em diante, eles engatam um romance duradouro que culminou com Marco deixado às vésperas do casamento, um momento traumático para quem achava evidente o fato deles viverem um relacionamento dos sonhos. A confusão só aumenta quando Marco percebe que ao ouvir a música, ele volta ao passado e vê as discussões do casal. Enlouquecido, ele testemunha as evidências de que a relação não era tão boa quanto pensava. Agora, a ideia é tirar proveito dessa maldição e tentar consertar os erros do passado em busca de um final feliz. Será que ele consegue?

Aí quando você vê o trailer do filme (vou colocar no final do texto), você já passa a dar ainda mais atenção. Agora, se você vir o diretor/roteirista contando como concebeu a ideia, as referências dele e dando mais detalhes da produção e dos bastisdores, não tem como não ficar fascinado e desejar assistir na hora. E estou falando de desejar, não de ter vontade (quando você assistir o filme entenderá a referência).

Todos nós conhecemos Evidências. Não importa que tipo de música você curta, nem mesmo sua idade. É claro que se você tem mais de 25 conhece ainda melhor, mas mesmo se você for geração Z ou alpha, você conhece essa música (e provavelmente sabe a letra, nem que seja só o refrão).

Da mesma forma, você também conhece a Sandy e o Fábio Porchat. E novamente, dependendo da sua idade, você conhece melhor. Mesmo assim, você vai ver cada um desses citados de forma diferente depois de assistir ao filme.

Quem, como eu, cresceu ouvindo a telentosíssima Sandy cantando e até atuando no seriado que ela fez por anos, sabe do que ela é capaz nas duas artes. E sabe muito bem que ela é absurdamente melhor cantora que atriz. Não é que ela seja má atriz, ela é só ok. Acontece que como cantora ela é excelente, a comparação é injusta.

Assim como eu, você também sabe do talento do Fábio Porchat como comediante e roteirista, até apresentador. A não ser que você discorde do posicionamento político dele, que fica claro quando você assiste seus vídeos do Porta dos Fundos, você certamente vai admitir que ele é um excelente comediante. Mas que pode deixar um pouquinho a desejar em outras vertentes.

Por isso, prepare-se para se surpreender. Por mais que eu esteja avisando, ainda assim vai ser surpreendente. Não tem como eu dizer o quanto o Fábio está bem no papel. Ele manda muito bem nos momentos engraçados, obviamente. Mas é convincente de que é um personagem, não é como se você estivesse vendo o Porchat ali o tempo todo, somente em alguns momentos onde pode ser até que ele tenha improvisado.

Quanto à Sandy, eu confesso que ela não convenceu desde o início. Ela não comprometia, mas não tava garantindo que eu comprasse o que a personagem tava sentindo. Mas ao longo do filme ela consegue se achar. Mais pro final, a gente simpatiza totalmente com ela, que entrega tudo que precisa.

Outra coisa que você não espera ver em um filme nacional e tá lá de forma muito, muito convincente, são os efeitos visuais. São sutis na maior parte do tempo, mas funcionam muito bem, já que são fundamentais pra história. Truques de câmera e efeitos práticos super bem executados também. Tornam a experiência muito melhor! Cabe um parabéns à criatividade da produção e até ao estúdio por comprar a ideia e investir nela.

Sobre a história, pouca coisa que eu disser não vai ser um spoiler, então vou evitar. Uma parte fundamental da história é ir entendendo ela aos poucos, conforme ela vai se desenrolando. E já aviso que esse não é um daqueles filmes que te explica tudo que acontece, normalmente você precisa entender por conta própria. E quem já viu muitos filmes com essa temática, vai pegando com certa facilidade.

Mas não se engane, você nunca viu esse filme. Não importa se você já viu muitos filmes de viagem no tempo ou loop temporal. Eu mesmo adoro essa temática e já falei de filmes assim por aqui algumas vezes. E o mesmo se aplica para as comédias românticas. É bem verdade que há muita coisa ali comum ao gênero, mas igual, ou com poucas adaptações, nunca vi.

Inclusive, ter uma bagagem aqui ajuda muito a pegar as referências. Uma delas em específico é fundamental. Ela é citada no filme quase que por alto, de brincadeira, e volta de forma fundamental lá no final.

Qualquer pessoa pode gostar do filme, basta se jogar e ir de cabeça aberta. Nem precisa de muito esforço, a não ser que você seja daquelas pessoas que rejeita algo de cara sem dar uma chance porque suas experiências anteriores não foram boas. Isso cabe aqui caso você não curta rom-coms, ou viagem no tempo, filmes nacionais, Porchat ou Sandy.

No enatanto, pra mim em particular, o filme pegou em especial porque eu me identifiquei muito com a história e com o personagem do Porchat. Com pequenos spoilers daqui até o fim do parágrafo, eu diria que a ideia geral do filme, o porquê de essas viagens acontecerem, é que o personagem dele precisava de ‘closure’ e não entendia a razão pela qual estava preso ali. Ele não conseguia ver seus erros por estar muito limitado a apenas seu ponto de vista. Mas mais do que isso, me pegou muito o plot que envolve o pai dele. Não vou detalhar para não estragar muito, mas me bateu forte e eu quase chorei (não que eu tenha me contido, até gostaria de conseguir chorar, só não rolou mesmo). E nem vou falar de outros aspectos da personalidade dele, pois posso soar ‘convencido’, mas também achei muito parecido com ele em outros aspectos.

Nessa cena em específico, o Porchat entrega tudo. Ele é tão convincente, que parece até que também é pessoal pra ele, que ele tava realmente sentindo aquilo.

Se você entrar nessa de ficar tentando entender as mensagens do filme, o que está por trás daqueles conceitos, você vai sair refletindo muito. Vai te fazer repensar muito sobre sua vida e sobre como a está vivendo. São muitas camadas e conceitos psicológicos e filosóficos.

Por isso, pra mim, esse filme não é exatamente uma comédia romântica e sim uma dramédia com elementos sci-fi (ou fantasia, dependendo de como você entende a ideia de viagem no tempo). Parafraseando a Aline Diniz no podcast, ‘você ri até chorar e chora até rir’.

Diante de todas essas razões, Evidências do Amor é um filme que merece muito sua atenção. E seria muito importante para todos os envolvidos se você pudesse ver no cinema. Passaria uma mensagem muito legal ao estúdio que vale a pena investir em produções nacionais criativas e apostar em talentos não tão óbvios. Ao criador (Pedro Antônio), que ele é muito bom e talentoso, para que continue nos contando boas histórias como essa.

Assista ao filme, repense sua vida, passe a dar mais atenção às suas relações e à forma como você impacta a vida de outras pessoas, pois elas não sentem da mesma forma que você e têm pontos de vista diferentes também. Depois volte aqui pra me agradecer, pois tenho certeza que vai curtir. Eu, que estava com altas expectativas, tive elas não só atingidas como superadas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.